PROJETOS

NOSSOS

PROJETOS

CABO VERDE

Bruno de Oliveira Dias, casado com a Monique Vieira Dias .
Após quatro meses e catorze dias no centro de treinamento da Kairós, no dia 30 de junho tivemos a nossa formatura e comemoração dos 30 Anos da Agência Missionária Kairós .
Voltamos para o Rio de Janeiro no dia 02/12/2018 e fomos enviados como Missionários para Cabo Verde – África, no Interior da ilha de Santiago, na cidade de Assomada, pela ADCOL, que é presidida pelo Pr. Presidente Samuel da Silva em Colubandê – SG – RJ e tendo o Pr. Ozias Rodrigues como diretor da SEMADEC.
Chegamos e foi acontecendo tudo muito rápido. O Missionário e sua família, que estavam aqui, foram enviados pela sua igreja, para um outro País. Sendo assim, nós assumimos a liderança da igreja local, sem mesmo ter tempo para aprendermos a língua, que é o crioulo, e a cultura de seu povo.
Tem sido um grande desafio liderar essa igreja, que por sinal, tem quase 30 anos. Além disso, é o primeiro trabalho da Missão Kairós em solo africano.
Deus, por sua Graça, tem nos dado estratégias e temos utilizado o futebol como uma das ferramentas para a evangelização no projeto “Somakids”.
Atuamos em três Bairros (zonas): Gil Bispo, Achada Galego e São Bento, em um Orfanato S.O.S .
No total, são mais de oitenta meninos de nove a dezesseis Anos. Oramos e compartilhamos a palavra de Deus antes dos treinos.
A Missionária Monique tem utilizado o projeto “Branco como neve” na feira e tem feito muitas amizades com as muçulmanas, e quando tem oportunidade, tem pregando a palavra de Deus. E com o dinheiro que ganha nesta feira, tem ajudado no lanche do “somakids”, com ítens como biscoitos, frutas e sucos. Ajuda também na complementação de renda da rede de irmãs da igreja .
Os nossos maiores desafios, são:
•O Catolicismo Romano e o apego do povo às tradições e costumes dos antepassados;
•O Aprendizado do Idioma;
•A falta de ter onde comprar material evangélico;
•A bíblia ainda não está no idioma crioulo.

Quando assumimos a igreja tinha catorze meses. Tinha apenas oito adultos, seis jovens e oito crianças, além de quatro congregados.
Hoje, para a Glória de Deus, temos oito novos adultos, sendo que cinco passaram pelo discipulado e irão se batizar, além de dez novas crianças.

A Escola dominical que tinha a frequência de apenas 10 a 15 pessoas agora tem mais de trinta e cinco pessoas assíduas.

Ore por Nós.

GUINÉ-BISSAU

Meu nome é Dhébora Helena, tenho 26 anos e atuo como missionária no país chamado Guiné-Bissau.

Desde a minha infância, sempre fui muito envolvida com a obra missionária, participando de conferências missionárias, trabalhos evangelístico no bairro e até em alguns estados como Minas Gerais e Pernambuco.

Há 12 anos eu passei me dedicando no evangelismo e discipulado infantil. Eu não tinha idéia de que Deus me traria para o campo missionário, até que quando eu completei 12 anos de idade, Deus começou a me dar sonhos com Guiné Bissau e falou que me traria pra esta terra.

Passei pelo tempo de espera me dedicando no trabalho do reino no Brasil, que na verdade foi tempo de preparação, em todas as áreas da minha vida. Uma delas foi a área profissional, onde comecei a me dedicar na área da educação, fazendo pedagogia e pós em psicopedagogia, pois o Senhor já sabia, o quanto séria útil aqui.

Assim que completei 23 anos, me coloquei a disposição do reino para o trabalho transcultural, fiz o treinamento transcultural da Kairós, em São Paulo, no ano de 2018.

No ano seguinte em 2019, no dia 07 de Janeiro, embarquei para Guiné Bissau, com a garantia do cuidado daquele me chamou para está obra, que é cheia de muitos desafios, mas com a convicção do resultado que serão frutos pra eternidade.

No ano de 2019, estive atuando como diretora, inaugurando mais uma Escola Kairós na cidade de Bissau, e com trabalho de evangelização na calçada com as crianças da vizinhança, atualmente estou trabalhando como coordenadora pedagógica das Escolas Kairós, auxiliando na formação de professores, e auxiliando os alunos com dificuldades de aprendizagem.

A área da educação é uma grande ferramenta para nós missionários, neste campo, na evangelização dos guineenses.

O aluno evangelizado na escola, é o adolescente convertido que passará pelas águas, e será o obreiro que continuará fazendo discípulos.

O nosso grande desafio é fazer discípulos, para que esses discípulos façam outros discípulos… a fim de que as próximas gerações também se dobrem e confessem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

POLÔNIA

1ª Data de envio: 17 de janeiro de 2011 / 2ª data de envio: 13 de abril de 2016

Partimos do Brasil com rumo à Polônia dia 9 de abril de 2018. Viemos até a Polônia com planos de trabalhar entre poloneses, mas o Senhor direcionou a trabalhar com imigrantes na cidade de Cracóvia. Cracóvia é uma cidade extremamente católica se levarmos em conta apenas os poloneses, mas em contrapartida é uma cidade globalizada que recebe imigrantes de todas as partes do mundo.

Enfrentamos muitos desafios que já são bem conhecidos por missionários. A distância cultural em praticamente todos os ramos da sociedade foi um baque. Talvez o pior obstáculo tenha sido a língua local. Mas o Senhor sabe como trabalha, e nos usa apesar de nossas limitações. O nosso grande desafio tem deixado de ser o aprendizado da língua local, e tem se tornado a plantação de uma igreja internacional, para falantes do inglês, português e espanhol.

Durante os últimos 5 meses temos trabalhado incansavelmente para alcançar almas que não são nativos poloneses, mas sim pessoas de diversas nações que atualmente vivem em Cracóvia. A partir dessa visão que o Senhor tem nos direcionado, temos percebido como é difícil conciliar tantas culturas diferentes em um mesmo lugar, numa mesma igreja, fazendo-os entender que fazem parte de uma mesma família que morará no céu.

Tendo em vista tudo isso, rogamos aos nossos irmãos em Cristo que continuem orando incansavelmente para que Deus faça prosperar a sua obra nesse lugar. Declaramos que somos extremamente carentes das orações da igreja, e que todo avanço que temos tido aqui, é fruto de joelhos dobrados na presença do Senhor.

Que Deus abençoes a toda família ADCOL.

Pb. Renan Silva e Thais Silva.

COLÔMBIA

Missionária Marilene Teodoro de Lima Aponte e Regino S. Aponte

País em que atua: Colômbia

Eu, missionária Marilene, fui enviada à Colômbia no mês de Janeiro de 2008, e fiquei por quatro anos na cidade de Manizales. Nos dois primeiros anos que fazem parte do intensivo treinamento da Missões Kairós, colocamos em prática parte do que aprendemos, mas sem grandes empecilhos conseguimos trabalhar bastante, fazendo evangelismo em veredas, escolas e discipulado. Este foi um tempo de aprender tanto a cultura quanto o idioma local, o espanhol.

Depois de quatro anos trabalhando em Manizales, houve uma troca na equipe, e vim trabalhar na capital Bogotá. Por mais que, nessa época, eu já dominasse o idioma, considerei a mudança como um desafio maior, pois o estivo de vida de Manizales era completamente diferente ao de Bogotá. Enquanto a primeira era uma cidade rural com pessoas mais simples e até mais receptivas ao Evangelho, Bogotá já é uma cidade mais urbanizada. Além disso, a capital é extremamente violenta e insegura, fazendo com que a população seja muito desconfiada e bem mais fechada à pregação do Evangelho. E, de fato, o contexto social da cidade é alarmante e há muita carência de Deus.

Mesmo com todas as diferenças e dificuldades, Bogotá é o lugar que mais tenho trabalhado e também visto os frutos da parte de Deus. Nos primeiros cinco anos tive o privilégio de fazer vários trabalhos evangelísticos com crianças e adolescentes, discipulado com os adultos, Escolas Bíblicas, entre outros. Surgiu neste momento também a Escola de Fútbol (Projeto Neemias), o Projeto Habacuque (Reforço Escolar, atividades manuais e, ao final de cada classe, um devocional infantil).

Também tive o privilégio de pastorear uma igreja (CIOM Fontibon), pois a missionária que cuidava desta obra teve de voltar ao Brasil por questões pessoais. Mesmo com temor, Deus esteve sempre ao meu lado. O trabalho não foi fácil, ainda porque na época eu era solteira. Todavia, consegui ver jovens sendo transformados, famílias restauradas e pais que conheceram a Jesus por meio dos projetos que citei anteriormente.

No final do ano de 2016, voltei ao Brasil para me casar com o Pr. Regino Santiago Aponte Gil, natural de Porto Rico. Regressamos juntos ao campo no mês de abril, em 2017.

Assim que chegamos, procuramos conseguir novos contatos para discipular e, mostrando Deus que estava conosco, podemos levar almas ao batismo. Passados dois meses, foi nos dado a tarefa de apoiar em uma obra nova na localidade de Bosa, Bogotá, juntamente com outro pastor. Por alguns motivos ele teve que deixar o trabalho e nosso líder de campo aqui na Colômbia nos confiou este trabalho. Havia apenas algumas pessoas que faziam parte deste grupo e muitas crianças que se reuniram ali.

No mês de Setembro de 2017, este grupo passou a ser mais uma das igrejas CIOM aqui na Colômbia. Hoje, temos uma igreja com mais de 45 adultos e 60 crianças. Temos feito alguns casamentos, já que muitos chegam a igreja em união livre. Também temos classes de ensino de Língua Portuguesa para crianças e adolescentes, e no mês de janeiro deste ano começamos uma escola de futebol somente para jovens. No lugar onde estamos há um alto índice de usuários de drogas e álcool, e por estas razões temos investido nestas estratégias de evangelização. Muitas pais nos procuram pedindo ajuda para tirar os seus filhos das drogas, pois eles têm visto o que Deus tem feito na vida dos nossos jovens. Também existe um alto índice de suicídio nesta localidade, mas cremos que a Dono da Vida está chegando em alguns destes corações.

Somos agradecidos a Deus por sermos canais de bênçãos para estas almas, mas a Glória é dEle, pois é Ele que faz tudo. Sem o nosso Deus, nada disso seria possível ou poderia existir!

SENEGAL

  • Em 2011, foram enviados ao campo transcultural, ainda solteiros, pelas suas respectivas Igrejas, a saber: Missionário Elcio foi enviado para o Senegal pela sua Igreja Assembleia de Deus do Colubandê/RJ (ADCOL); Missionária Camila foi enviada ao México pela Igreja Assembleia de Deus da Paraíba (ADPB).
  • Em dezembro de 2014, ficaram noivos; em março de 2015, se casaram.
    Em 2016, foram enviados ao Senegal, através de uma parceria ministerial entre as Igrejas ADPB, ADCOL e a Missão Kairós.
    Atualmente, os Missionários Elcio e Camila estão desenvolvendo seus ministérios na direção de uma Igreja, na cidade de Rufisque.
    Os grupos étnicos que formam a população de Rufisque são 100%
    muçulmanos e animistas. Há a presença de um grande sincretismo religioso (práticas muçulmanas + práticas de feitiçaria); e o desafio aumenta devido a carência de obreiros nacionais.
  • Os Missionários Elcio e Camila estão pastoreando uma Igreja em Rufisque. A missionária Camila é responsável pelos Departamentos Feminino e Infantil da Igreja, além de administrar a
    contabilidade.
  • A Igreja está sendo implantada num bairro do subúrbio de Rufisque: uma área carente, onde a maioria da comunidade é de baixa renda. Buscamos atender às necessidades básicas dos membros mais necessitados, como alimentação e saúde. Investimos na educação dos adolescentes da Igreja, através de cursos de reforço escolar; realizamos cursos de capacitação profissional para as mulheres da Igreja, e realizamos programações em parceria com Igrejas Nacionais.
  • Nossos futuros projetos:
  • Término da Construção da Igreja – no templo onde nos reunimos ainda falta ser rebocadas as paredes externas, necessitando de pintura (interna e externa), colocação do piso, finalização do banheiro e reparos na rede elétrica;
  • Capacitação de obreiros nacionais, através da criação de projetos de apoio e assistência educacional aos adolescentes.

GUINÉ-BISSAU

A paz do Senhor. O nosso envio para o campo missionário foi no dia 25 de outubro do ano de 2010, diretamente para o pais de Guiné-Bissau, África. O nosso primeiro trabalho foi na Aldeia em Colonato.
Trabalhamos por três meses, e nesse período, tivemos a oportunidade de iniciar o trabalho na Aldeia em Sabor Balanta e, logo em seguida, fomos transferidos para o interior, em Bafatá por falta de obreiros. Em Bafatá, quando chegamos, trabalhamos apoiando a equipe de missionários da igreja. A missionária Nívia teve que assumir a escola em Bafatá devido ao período de férias de uma outra missionária que estava atuando nessa escola. O período que a Nívia ficou foram três meses. Nesse mesmo período, no dia 14 de abril de 2011, iniciamos o trabalho na aldeia em Tubunhanta e ficamos um ano e sete meses. A Missionária Nívia, depois do período da escola em Bafatá e com a chegada da missionária que estava de férias, foi transferida para a escola na Aldeia em Camassabai, onde trabalhou um ano e oito meses. No mês de Julho do ano de 2012, fui indicado para assumir a igreja em Bafatá e a liderança do campo, devido a necessidade por falta de missionários. Tivemos que ficar responsáveis pelas igrejas em Bafatá, Tubunhanta e pela escola em Camassabai. No dia 12 de março de 2013 passamos a igreja em Bafatá para o primeiro nacional, um jovem chamado João Caetano. No dia 25 de março, fomos indicados para assumir a liderança do campo em Guiné-Bissau. Ficamos liderando os dois campos, pois estávamos aguardando um casal para ficar em Bafatá.

Em nosso retorno a Bissau, no mês de abril de 2013, tivemos que assumir novamente a igreja na Aldeia em Sabor Balanta, ficamos quatro meses, e nesse período também estávamos apoiando o trabalho na aldeia em Manga, onde estava um novo obreiro, e ficamos seis meses. Logo a seguir fomos de férias para o Brasil, e ficamos por dois meses e vinte seis dias. No nosso retorno das férias assumimos a igreja em Kuntun, que estava passando por problemas. Ficamos quatro meses. A missionária Nívia assumiu um trabalho que estava iniciando na escola da Hafia junto com uma missionária. No dia 06 de Junho do ano de 2014, assumimos novamente a igreja em Colonato, onde já havíamos trabalhado quando chegamos a Guiné-Bissau, e ficamos por nove meses.

No dia 01 de março de 2015 fomos dar apoio a igreja em Bairro Militar, ficamos sete meses. Em setembro de 2015 assumimos e igreja em Crato Balanta, ficamos oito meses, e durante esse período, por falta de obreiros, tivemos que assumir também a igreja na aldeia em Colanato durante dez meses. Logo depois fomos de férias para o Brasil, retornado depois de três meses. No nosso retorno havíamos deixado o trabalho na responsabilidade de um obreio nacional, e demos continuidade no trabalho na igreja em Colonato e a missionária Nívia assumiu a escola na Aldeia em Ponta Zé durante quatro meses, para ajudar no período de férias de uma missionária. Depois dos quatro meses na escola em Ponta Zé, e com o retorno da missionária que estava de férias, a missionária Nívia teve que assumir outra escola, a escola da Hafia, onde ficou por um curto período, dois meses. Todavia, ela teve de retornar mais uma vez para a escola em Ponta Zé, ficando por mais um período de oito meses.

No dia 6 do mês de fevereiro 2017, assumimos a igreja em Kidet, por um periodo de onze meses. Assumi também o seminário teológico Abrako, onde fiquei coordenando por alguns meses e hoje estou na administração financeira. Durante esse tempo administramos várias construções, como a da igreja em Tubunhanta, a igreja em Bafatá, a escola em Ponta Zé, a escola na Aldeia em Camassabai, a base Missão Kairós, o prédio do seminário teológico, a escola em Abrako, a escola em Bafatá (esta em andamento) e da igreja na Aldeia em Timinto, no interior de Bafatá. Hoje estamos na administração de todos os trabalhos da missão Kairós Guiné-Bissau e parcerias com igrejas coreana e chinesa GCCI nos Estados Unidos. O desafios que temos hoje principalmente é o financeiro, pois temos nossas escolas que precisam muito de apoio para reformas. Precisamos também de ajuda para reformas e construções de igrejas e de obreiros nacionais que possam trabalhar, literalmente, pela fé.

BODOCÓ - PERNANBUCO

Estamos na região do sertão do Araripe, Estado do Pernambuco nas cidades de Bodoco, Ouricuri, Granito, Santa Cruz e Timotante. Região muito pobre e carente também do evangelho do Senhor Jesus Cristo.

Obrigado por cooperar com a Missão de Deus!